sábado, 4 de fevereiro de 2012

VENCER A VIOLÊNCIA E A INSEGURANÇA, O GRANDE DESAFIO.

Redação enviada por Andre Espindula
TEMA: VENCER A VIOLÊNCIA E A INSEGURANÇA, O GRANDE DESAFIO.

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

- ação do crime organizado e do narcotráfico na configuração do atual quadro de violência no Brasil;
- importância da ação policial no combate a violência e riscos que estão sujeitos os profissionais de segurança pública;
- alternativas de combate ao crime.



VENCER A VIOLÊNCIA E A INSEGURANÇA, O GRANDE DESAFIO.

A sociedade em geral está amedrontada com a crescente onda de violência que assola nossas cidades.Violência que tem como uma de suas causas o tráfico de drogas e o crime organizado em geral.Nesse aumento dos índices de violência, ficamos cada vez mais expostos e sujeitos à ação de criminosos,crendo mais ainda na importância da repressão desses crimes por parte do Estado e desejando que ele invista naqueles que além de serem expostos ao mesmo nível de risco que nós cidadãos comuns,correm risco em dobro devido ao seu dever de nos proteger.

O crime organizado é derivado do tráfico de drogas,e este é também derivado daquele.Aliás,é difícil separá-los.Partindo do princípio que o crime organizado precisa de dinheiro para se manter,o tráfico é o antecedente.O importante mesmo é termos a consciência de que os dois juntos são os maiores responsáveis pelo atual cenário de violência que enfrentamos e que,infelizmente,parece não ter solução.Apesar dessa incerteza sobre o futuro de todos nós,devemos acreditar que tem solução sim!

Mas consciência e só acreditar não basta.Temos de tomar atitudes.E o tema segurança pública não pode ser somente uma proposta de campanha eleitoral.Tem de ser encarado como prioridade,pois necessitamos dessa proteção do Estado para continuarmos vivos.Nossas polícias têm de serem reestruturadas com o propósito de prestarem o serviço que todo cidadão merece.Tais medidas vão desde salários dignos e estrutura a treinamento adequado à realidade de cada cidade ou localidade onde esse servidor público irá desempenhar suas funções.Não podemos acreditar que sairemos vitoriosos desse confronto com pequenas ações,pois o crime está cada vez investindo mais e se organizando.

Porém repressão não é tudo,ainda que um combate eficiente seja eficaz para diminuir os crimes.Aliado à qualificação do poder de reprimir do Estado têm de ser desenvolvidos trabalhos relacionados à prevenção.É melhor e muito mais barato,em termos financeiros e sociais,afastar uma criança do crime hoje do que ter que trocar tiros com o adulto de amanhã que,devido à falta de oportunidades,foi ,ainda criança, aliciado para o tráfico,a porta de entrada na vida criminosa.

Sendo assim só conseguiremos realmente fazer frente aos atos de violência sofridos diariamente por toda a sociedade quando a ofensiva aos crimes,seja tráfico,crime organizado e demais crimes,for desenvolvida com ações planejadas de repressão e prevenção.

TEMA: VENCER A VIOLÊNCIA E A INSEGURANÇA, O GRANDE DESAFIO.

A falência da segurança pública, atualmente, é a principal preocupação da população brasileira. Esta que sofre as principais consequências da violência e insegurança instauradas pelas organizações criminosas, as quais expõem os nossos policiais a diversos riscos. Portanto, há uma necessidade evidente de criarmos novos meios de combate ao crime, o quanto antes possível.

A cada dia as organizações criminosas se organizam, atuam de formas diferentes, buscam inovações e ações criativas para despistar ou camuflar seus ilícitos. Hoje há uma fusão dos crimes que outrora se difundiam em gangs ou quadrilhas especializadas. Como exemplos, podemos citar: o Primeiro Comando da Capital-PCC e o Comando Vermelho-CV, grandes organizações criminosas brasileiras que exercem o narcotráfico, contrabando de armas ou de qualquer bem lucrativo, roubo a bancos ou a condomínios de luxo, sequestros, lavagem de dinheiro e muitos outros ilícitos. Desta maneira, uma só organização atua em diversas áreas, tornando o trabalho da polícia cada vez mais oneroso.

O policial, a todo o momento, está exposto ao risco de sofrer lesões corporais, de ter seu controle emocional abalado e ao de morte iminente; assim, cabe as organizações policiais unificarem seus serviços de inteligência e, principalmente, exercerem atividades de prevenção. Enquanto não houver uma junção concreta dos serviços executados pela Polícia Judiciária com os da Polícia Ostensiva, infelizmente existirão muitas fatalidades.

Como prevenir é melhor do que remediar, o policiamento preventivo deve ser uma premissa. Não falamos apenas naquele policiamento ostensivo que presenciamos diariamente; mas, em ações conjuntas a comunidades locais. A polícia deve criar um vínculo com a população local, a fim de reconquistar a confiança destes, através de mediadas educativas antidrogas, palestras para crianças e adolescentes, uma fiscalização mais rigorosa em locais próximos a escolas, vistorias de segurança em residências e estabelecimentos comerciais e outras formas de policiamento comunitário.

O crime organizado, com suas diversas facetas, é uma triste realidade no nosso país. Cabe, então, aos gerenciadores das políticas de segurança pública a missão de concretizarem as mudanças nas diretrizes policiais, sejam repressivas ou preventivas; e, às entidades policiais atuarem, definitivamente, com menos truculência e mais inteligência. Deste modo, poderemos viver com menos violência em uma sociedade mais segura.

REDAÇAO PARA PF

TEMA: VENCER A VIOLÊNCIA E A INSEGURANÇA, O GRANDE DESAFIO.

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

- ação do crime organizado e do narcotráfico na configuração do atual quadro de violência no Brasil;
- importância da ação policial no combate a violência e riscos que estão sujeitos os profissionais de segurança pública;
- alternativas de combate ao crime.

fonte: UnB/CESPE - SEAD/SEDS/PCPB


O texto deverá ser digitado no word ou preferencialmente no bloco de notas do windows, e enviado para o e-mail: caiman100@hotmail.com